domingo, 4 de março de 2012

Preconceitos, sociedade e segurança

     Em 2009 o cartunista Laerte se assumiu publicamente um cross-dresser, colocando em foco e discussão um comportamento que muitos de nós nem conhecíamos. Se você não sabe nada sobre o assunto, pode ler um pouco aqui.
     No começo deste ano uma polêmica em torno do assunto se criou quando o cartunista foi impedido de usar o banheiro feminino em uma pizzaria após uma cliente reconhecê-lo e reclamar com o gerente do local.
Laerte reclamou, tentou negociar e está processando o estabelecimento para garantir seu direito de usar o banheiro feminino (leia mais aqui.)
     Há alguns dias um amigo assistiu este programa na televisão e mandou um e-mail levantando uma discussão sobre esse assunto bem polêmico e achei interessante compartilhar aqui e ler a opinião de vocês também.
     As perguntas que levantaram o questionamento foram mais ou menos assim: se sua filha te perguntasse porque tinha um homem vestido de mulher no banheiro feminino, o que você diria? E se seus filhos te perguntassem porque um homem está vestido de mulher?
     Será que, sabendo que a sociedade está constantemente sofrendo diversas alterações de comportamento, que atualmente qualquer opinião mais conservadora pode ser taxada de preconceito e repudiada pela sociedade e que o dono da opinião ser punido por suas declarações, vale à pena entrar a fundo com nossas crianças nos reais méritos dessas questões e transferir para eles todos os nossos medos, nossas dúvidas e preconceitos?
     Neste caso, responderia a segunda pergunta para minha filha simplesmente dizendo que as pessoas são diferentes umas das outras e temos que respeitá-las.
     Mas e a primeira pergunta? E a questão de ter um homem, vestido de mulher sim, mas heterossexual, frequentando o banheiro feminino? E se esse direito passar a ser garantido judicialmente, o que pode acontecer?
     Eu já começo a imaginar maníacos vestindo-se de mulher só pra ter acesso ao nosso banheiro e fico bastante preocupada! Não podemos negar que há pessoas muito doentes na nossa sociedade que seriam totalmente capazes de se aproveitar de uma situação dessas pra alimentarem suas loucuras! Que medo!
     O que então poderia ser uma solução para a situação?
     O que manda nesses casos, as roupas e acessórios que as pessoas usam ou a anatomia por baixo delas?
     Seria o certo não permitir que os cross-dressers frequentem o banheiro do sexo oposto e causar estranhamento às pessoas do mesmo sexo ao verem um indivíduo "montado" com roupas características do outro sexo em seu banheiro? Os cross-dressers também não ficariam constrangidos em situações como essas?
     Ou o ideal seria permitir que os cross-dressers frequentem o banheiro do sexo oposto e causar estranhamento a essas pessoas ao reconhecerem um indivíduo do outro sexo "montado" com roupas características do mesmo sexo que o seu no banheiro e ainda deixar essas pessoas vulneráveis à ação desses doentes que citei ali em cima?
     Talvez a solução fosse um banheiro unissex em cada estabelecimento, mesmo que essa decisão seja taxada por alguns ou muitos como preconceito?
     Eu sinceramente me preocupo muito com toda essa história, todo o desenrolar que ainda há por vir, com as decisões que serão tomadas e as soluções que serão dadas, com a segurança da minha filha, etc.
     O que vocês acham disso tudo?
     Boa sorte pra nós!

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olha, essa questão da higiene maior ou menor no banheiro de determinado sexo, e falta de higiene em usar o banheiro de outro sexo, são ao meu ver muito discutíveis.

    Quantas e quantas vezes não vemos no banheiro feminino o assento todo molhado de xixi, as vezes ate mesmo o chão. Simplesmente por que algumas mocinhas possuem nojo de sentar em banheiros públicos. São incapazes de limpar a própria urina ou proteger o assento com papel ou protetor de assento.

    Meu irmão tem o hábito de levar minha sobrinha para urinar no banheiro masculino, pois geralmente possui o assento muito mais limpo que o feminino!!! Pois no banheiro masculino geralmente existem mictórios e vasos sanitários, com isso os sanitários masculinos são menos porquinhos que os femininos.

    E esse problema de mulher porca existe em qualquer classe social, já encontrei sanitário porco tanto no shooping osasco plaza quanto no cidade jardim.

    Agora quanto a homens héteros, vestidos de mulher usarem o banheiro feminino, eu também não vejo muito problema. Nunca vi ninguem se vestindo em banheiros sem ser nas áreas reservadas, nem nunca vi nenhuma atitude delicada que alguem de outro sexo possa se sentir constrangido. E imagino que uma pessoa que possua um pênis, mas use saia e meia calça, tenha muita dificuldade em fazer xixi em pé! rs

    Quanto a questão da segurança e constrangimento para mulheres tendo um homem hétero no banheiro... Proponho pensar no oposto, e se for uma mulher homossexual? Uma mulher que não seja masculinizada é impossível apenas por sua aparência perceber sua orientação sexual. E ai? Um homem hétero vestido de mulher é mais "perigoso" ou constrangedor para uma criança do que uma mulher lésbica? Para mim nenhum dos dois precisa ter o constrangimento de cuidar com isso, os dois podem usar o banheiro feminino a vontade.

    Aos meus olhos impedir uma lésbica de usar um banheiro feminino é o mesmo que impedir um cros dresser de usar o banheiro feminino. A priori, a ideia a mesma. É "um homem" em "uma embalagem" feminina.

    A questão do perigo para mim esta mais no caráter de cada um, e não em como a pessoa se veste ou com quem resolve compartilhar a vida e a cama.
    Usar ou não o mesmo banheiro pra mim é mais uma questão comportamental, isso irá constranger outras pessoas? E levando em conta que no banheiro feminino o vaso sanitário fica em um local separado, qual é o real problema?

    Acredito que seja apenas a nossa falta de informação ou de questionar essas questões.

    Temos que reavaliar nossos sentimentos, já que nosso mundo esta cada dia mais aberto a novas possibilidades.

    Vamos nos lembrar de que a poucas décadas atrás haviam banheiros separados para negros e brancos, hoje ainda se separam por classe social, é comum termos em casa um banheiro separado para nossa empregada. Será que as fezes da empregada são mais sujas do que as nossas próprias? Acredito que não...

    Espero realmente que chegue o dia que a questão da higiene seja amplamente discutida,tanto para homens e mulheres, seja de classe ou opção sexual que forem. E que possamos usar um banheiro comum, igualmente limpo e igualmente seguro.

    O que existe de maior de segurança no banheiro feminino ou infantil que impeça um maníaco de entrar e estuprar uma usuária?

    Que mãe consciente do mundo louco em que vivemos, vai deixar uma garotinha ir sozinha no banheiro de um local desconhecido? E por que um menino não merece ter companhia também?

    Acredito que qualquer oportunidade de educar e instruir uma criança deva ser aproveitada, e crianças questionam tudo. Que bom que estamos tendo novas oportunidades de conversar sobre essas questões, e nos preocupar com a forma de explicar o mundo a eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha, concordo com você em vários pontos, principalmente quando diz que o perigo depende do caráter das pessoas. E isso a gente não conhece só de olhar pra alguém!
      Sugeri essa discussão porque realmente acho muito válidos os debates, troca de informações e pontos de vista.
      Eu acho que no mundo atual, o mais importante é educarmos e instruirmos nossos filhos sobre todos os assuntos, incluindo os mais polêmicos, e tentar "prepará-los" para o que eles poderão vivenciar.
      Converso com minha filha sem tabus e tento responder as questões dela com o máximo de realidade possível!

      Excluir
    2. Nossa eu achei bárbaro mesmo! Nós temos o hábito de responder e de pensar no automático.
      Principalmente sobre questões mais delicadas ou novas, toda oportunidade de pensar mais a fundo, conhecer novos pontos de vista e outras opiniões são importantíssimas!

      Seu texto me fez parar e pensar melhor o que eu realmente pensava sobre isso, e o principal, por que!! rs
      Já era a favor de ser livre pra qualquer um usar qualquer banheiro, mas nunca tinha parado para pensar por que, e analisar em mim quais eram os motivos por trás dessa opinião.

      Palmas pra vc amiga, por abrir esse espaço! :*

      Excluir
  3. Há pouco mais de trinta anos, fomos a um bar gay, na realidade o dono do bar era pai de uma amiga que nunca tinha visitado o local, daí resolvemos ir numa grande turma para encorajá-la.

    Fiquei em estado de choque, naquela ocasião o termo "lésbica" ainda nem era tão comum e acreditavamos, ou eu acreditava, que elas eram todas masculinizadas.

    Ver mulheres bonitas e extremamente femininas namorando foi um tremendo choque, mas tentei superar o susto, afinal sempre aprendi a respeitar a liberdade das pessoas, sempre fui ensinada que minha liberdade termina onde começa a do outro.

    Na hora de ir ao banheiro me senti muito incomodada, não senti medo, porém não estava nem um pouco à vontade.

    Creio que devamos respeitar as pessoas e aceitá-las como elas são, quanto ao perigo ele está em todos os lugares, ou não?

    Sinto-me muito feliz em perceber ao ler este Blog, que consegui passar isso à minha filha, aceitar e respeitar as pessoas.

    Pode ser que não seja fácil para você esta aceitação, mas guarde para você, não agrida, não crititique e principalmente não discrimine, amanhã pode ser que você tenha que lidar com uma situação como esta na sua família, afinal a escolha não é sua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, você me ensinou a respeitar os outros e eu tento ensinar isso pra Helena também.
      Na verdade o que me incomoda nessa história toda não é o homossexualismo, o diferente ou coisas do tipo, mas sim o medo do oportunismo de alguns.
      Só que na verdade esse medo já existe, já vivemos num mundo cheio de loucos e como disse em um dos comentários aí em cima, a gente não sabe o caráter da pessoa só olhando pra ela.
      Eu tento não ficar pensando nisso o tempo todo se não não faço nada, mas como escrever esse texto foi um momento de reflexão isso veio à tona.
      E nas reflexões sobre as possíveis soluções estou tentando fazer as pessoas pensarem se evitar o nosso constrangimento é mais importante do que incluir o outro.
      Dá pra ficar viajando horas e horas nesses assuntos...

      Excluir
    2. Incluir o outro, sem dúvida é muito mais importante!!! O constrangimento a gente resolve com mais facilidade.

      Vamos ver o que as outras pessoas pensam a repeito.

      Excluir